2 de fevereiro de 2012

Iemanjá


Hoje 2 de Fevereiro é dia de Iemanjá.
Vamos conhecer a sua história de acordo com a mitologia Yoruba?

O nome Iemanjá significa a mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou. Envergonhada de seus seios, Iemanjá pediu ao novo esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Ele concordou. Porém, um dia, embriagou-se e começou a ofender a esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu.
Desde menina, ela carregava um pote com uma poção que o pai lhe dera para casos de perigo. Durante a fuga, Iemanjá caiu quebrando o pote e a poção a transformou num rio cujo leito seguia em direção ao mar. Okerê, que não queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô e este, com um raio, partiu a montanha no meio. O rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a orixá tornou-se a rainha do mar.



Protagonista de milhões de lendas, Iemanjá se multiplica em várias versões e se transforma de acordo com a cultura. Chegou ao Brasil nos tempos coloniais, trazida pelos escravos.Hoje é bastante Homenageada em todo o Brasil,principalmente no estado da Bahia.
Tem uma Música de Comadre Fulozinha que é uma linda homenagem a Iemanjá,finalizo esse post com ela:

Iá- Comadre Fulozinha


Eu sabia que tinha uma nação
Que cantava e fazia chegar
A rainha do mar
Eu precisava de imaginação
Se eu cantasse era feliz
Se não ia chorar
Se todas as ondas
Que eu contei em alto mar
Tem a beleza que a princesa derramou
Do ar
Vou tocando e vou cantando
Que eu sei que ela vem do mar.

XerOOo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficarei muito Feliz com o seu comentário ♥
Não esquece de deixar teu Email ou Blog para que possa Retribuir a Visita =D
XerOoO